a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z #

Propriedades dos Alimentos

Propriedades dos Alimentos
Avelã

Avelã

A avelã é utilizada para a elaboração de produtos de grande riqueza alimentar, como o leite de avelã, manteiga de avelã, pasta de fruta de avelã, pastéis de avelã ou até biscoitos de avelã.

Noz

Noz

A noz, fruto da nogueira, tem uma composição rica em nutrientes. O seu teor de proteínas, vitaminas do complexo B e ácidos gordos ómega 3 oferece muitas vantagens para a saúde.

Romã

Romã

A romã é rica em ácidos fenólicos e também em flavonóides, compostos antioxidantes que lhe dão a cor avermelhada. As suas propriedades antioxidantes fazem deste fruto um poderoso protector contra várias doenças.

 

Castanha

Castanha

Desprezadas na cozinha portuguesa durante muito tempo, são um alimento rico em nutrientes que está especialmente indicado para pessoas ativas e desportistas. A sua composição é mais aproximada à dos cereais do que à dos frutos secos, família a que pertencem.

As quantidades apreciáveis de vitamina B e fósforo, sugerem que castanha ajuda a manter saudável o sistema nervoso.

Uva

Uva

As uvas podem ser vermelhas, pretas, azuis-escuras, amarelas, verdes, laranjas e rosas. As "Uvas brancas" são naturalmente de cor verde, e derivam evolutivamente das uvas roxas. São usadas frequentemente para produzir sumo, doce (geleia), vinho e passas, podendo também ser consumidas ao natural.

Banana

Banana

Muito nutritiva, a banana apresenta boas quantidades de minerais, que pouco variam com seu estado de maturação. O mais conhecido deles é o potássio, mas destacam-se, ainda, o fósforo, o cálcio e o magnésio.

São fonte de vitamina C e vitamina B6, que  atingem sua maior concentração com a fruta madura. O teor dessas vitaminas  diminui, porém, ao mesmo tempo que a fruta começa a ficar passada.

Dióspiro

Dióspiro

O diospiro é um fruto de Outono, muito rico em antioxidantes, em vitamina A, em vitamina C e em potássio. É também um alimento diurético adequado para evitar a retenção de líquidos e a hipertensão arterial.

Abacate

Abacate

abacate é a fruta do abacateiro, procedente da América do Sul, mas estendido já pelo mundo todo e com um consumo mais do que generalizado.

Os abacates destacam-se por seu alto teor de vitamina E, ainda que também seja uma das frutas com maior conteúdo calórico, pelo qual seu consumo deve ser moderado. 

Nabo

Nabo

Conheça as principais características do nabo!

TOP