Adoçantes ou açúcar?

on segunda, 01 junho 2020.

Serão os adoçantes a melhor opção para quem quer emagrecer?

Adoçantes ou açúcar - Eis a questão!

Adoçantes ou edulcorantes são substâncias de baixo ou nenhum valor calórico (kcal) que fornecem um sabor adocicado aos alimentos.

Podem ser classificados em sintéticos ou naturais:

  • Sintéticos: sacarina, ciclamato, aspartame, acessulfame-K, sucralose
  • Naturais: manitol, sorbitol, stevia, xilitol, frutose

São muito utilizados na indústria para uma variedade de produtos alimentares, tais como: refrigerantes, sumos de fruta, produtos lácteos, frutas processadas, gelatina, compotas, molhos, temperos, entre outros.

O seu consumo é ainda controverso porque, embora não apresentem valor energético considerável, a sua ingestão parece estar associada a efeitos pouco favoráveis ao organismo. Estudos indicam que o consumo de adoçantes sintéticos poderá estar associado ao aumento do apetite, promovendo uma maior ingestão alimentar, outros podem resultar na emissão de sinais psicobiológicos ambíguos que contribuem para o desequilíbrio dos mecanismos de regulação do organismo.

Relativamente aos adoçantes naturais, e aos seus efeitos no organismo, os estudos não parecem ser conclusivos. No entanto, vários parecem concordar que realizam um fraco estímulo nos “centros de prazer”, fazendo com que o indivíduo em questão mantenha o desejo por doces após a sua ingestão.

Várias investigações sugerem ser mais indicado reduzir gradualmente a quantidade de açúcar adicionado aos alimentos até se atingir o seu sabor natural, sendo mesmo recomendado o sabor natural dos alimentos a bebés para crairem hábitos mais saudáveis logo na infância (nem que para isso seja necessário adicionar fruta para tornar o alimento mais saboroso). O açúcar amarelo ou mascavado será mais rico nutricionalmente relativamente ao açúcar branco, no entanto, a recomendação da será idêntica.

Resumindo: Não convém trocar açúcar por adoçante ou vice-versa. Seja o que for que esteja a utilizar comece a reduzir a sua quantidade até obter o sabor natural do alimento.

TOP