Obstipação e Problemas Intestinais?

Written by Dra. Paula Beirão Valente on sexta, 22 abril 2016.

Como fazer para ficar com o intestino mais regular e a barriga menos inchada.

Obstipação e Problemas Intestinais?

Uma pessoa obstipada terá tendência para ter mais peso e andar mais inchada, já para não falar no mal-estar geral associado.

Sabia que a prisão de ventre poderá ser responsável por alguns quilos que tem a mais? Então resolvi abordar este tema, para lhe dar algumas dicas fundamentais e conseguir acelerar o seu trânsito intestinal.

A Hidratação é fundamental 

- Antes de mais a hidratação será fundamental, sem água as fezes ficarão mais sólidas no intestino grosso, uma vez que é precisamente aqui que ocorre recaptação de água para o corpo. Por isso, quanto menos água beber, mais desidratas chegarão as fezes ao seu intestino e maior será a probabilidade de ficarem secas, dificultando o seu percurso assim como a evacuação de mais alimentos, uma vez que funcionarão como uma “rolha”.

Exercício Físico

- Mexa-se!! sim o exercício ajudá-la-á a estimular os movimentos peristálticos do seu intestino. Uma caminhada rápida, de pelo menos 30 minutos com a ingestão de, pelo menos 600 ml de água poderá ser a solução, a água ao chegar no intestino irá amolecer as fezes e o esforço feito na caminhada contribuirá para acelerar e estimular o esvaziamento intestinal.

- Evite comer tostas ou torradas ao pequeno-almoço, como foram desidratadas pelo calor irão dificultar a evacuação.

Ingerir Mais Fibras

- Ingira mais fibras, cereais simples como “Aveia”, “Weetabix”, “Special-k” e “All-Bran” assim como o pão mais escuro, contribuirão para a presença de fibras solúveis e insolúveis que, com a ingestão de água, irão favorecer a lubrificação das fezes e acelerar do seu trânsito intestinal.

- Em jejum experimente ingerir laranja, kiwi (maduro), papaia ou ameixas com um copo de água e aguarde 15 a 20 min até ao pequeno-almoço deixando as fibras fazer efeito.

Opções de Pequeno Almoço

- A “farinha de linhaça”, poderá ser mais uma opção, experimente colocar um bocadinho num copo de iogurte com cereais até formar uma textura de “gel”, beba água e verifique os resultados. Se não tiver forma de triturar as sementes até à textura de farinha, coloque uma pequena quantidade em água, deixando-as ficar toda a noite em repouso. Pela manhã e em jejum, ingira a goma formada durante esse tempo.

- Mastigue muito bem os alimentos, deste modo irá facilitar a sua digestão e eliminação.

- Os iogurtes probióticos são excelentes aliados para quem sofre de prisão de ventre. O seu consumo regular irá estimular a proliferação de bactérias benéficas, contribuindo para o bom funcionamento do intestino.

- Evite “reter” a vontade de evacuar, quando resiste à evacuação as fezes poderão voltar para o intestino e ficar desidratadas logo, mais rijas, secas e volumosas, sendo mais difícil a sua eliminação.

 

Não se esqueça de manter os pés elevados da hora de evacuar, experimente colocar alguns livros ou usar um banco até ficar numa posição idêntica à de “cócoras” com a barriga ligeiramente inclinada para a frente. Também poderá optar por um banquinho concebido para o efeito que lhe permita evacuar na posição de cócoras beneficiando do conforto da sua sanita. Desta forma o esfíncter ficará mais relaxado e o intestino mais vazio, reduzindo o seu esforço ao defecar. Poderá consultar a seguinte página se pretender mais informação de como evacuar na posição correta.

Procure variar entre todas as indicações que lhe dei, uma vez que o intestino rapidamente se acomodará e deixará de reagir na mesma intensidade a um estímulo repetido, ok?

 

Intestino regulado, barriga mais lisa!

 

Sobre o Autor

Dra. Paula Beirão Valente

Dra. Paula Beirão Valente

Mestre em Nutrição Clínica pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra;

Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto;
 
TOP