Alimentos da Moda

Written by Dra. Paula Beirão Valente on quarta, 27 janeiro 2016.

Sementes - Sabe reduzir os seus riscos?

Alimentos da Moda

Embora goste muito de brincar com os alimentos enquanto cozinho, tenho a noção que alguns implicam alguma cautela da minha parte, não só por serem mais calóricos, mas também por poderem contribuir para diminuir o meu bem-estar quando mal utilizados.

Alimentos como as sementes de sésamo, linhaça, girasol, chia, papoila, abóbora são consideradas super-alimentos uma vez que apresentam na sua composição vitaminas, minerais, fibra, proteína e gorduras essenciais para a nossa saúde.

Os seus efeitos benéficos são evidentes a nível cardiovascular, endócrino, cutâneo e gastrointestinal.

 

No entanto, como não somos aves e, por isso não possuímos moela (estômago mecânico), o órgão responsável pela trituração das semantes, não conseguimos obter a mesma vantagem no seu consumo inteiro.

Será necessário consumir estas sementes já trituradas ou, em alguns casos humedecidas (formando uma goma), para tirarmos proveito das suas qualidades nutricionais.

Quando as ingerimos inteiras, além de não aproveitarmos todos os nutrientes, corremos o risco de se depositarem nas paredes do nosso tracto gastrointestinal e poderem originar, em alguns casos mais graves “perfurações” intestinais.

Para pessoas que costumam comprar estes alimentos “a vulso” será indicado lavar ou aquecer as sementes antes de as utilizar, para não só eliminar o risco de contaminação, mas também garantir o aproveitamento dos seus óleos essenciais.

Caso se encontre em manutenção, verifique qual a quantidade ideal para si de modo a evitar oscilações nos resultados obtidos.

 

Depois deste alerta só falta referir que, tal como alguns frutos secos, estas sementes, embora ricas em fibra, também contém gordura na sua composição.

Quando se compara o valor calórico de alguns frutos secos e sementes, pode-se verificar que este é em ambos elevado.

Relativamente à quantidade de hidratos de carbono, esta tende a ser, em média, superior nas sementes e o valor proteico médio é superior em frutos secos do que em sementes, embora estas tenham mais fama, por isso se estiver a querer emagrecer tenha alguma cautela com a frequência e a quantidade que utiliza nas suas refeições.

 

Sobre o Autor

Dra. Paula Beirão Valente

Dra. Paula Beirão Valente

Mestre em Nutrição Clínica pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra;

Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto;
 
TOP